sexta-feira, 24 de maio de 2013



Ao visitar nosso blog não deixe de conferir as novas moções aprovadas no mês de maio. Acesse os documentos clicando no menu lateral "MOÇÕES APROVADAS". ACOMPANHE, PARTICIPE, SUGESTIONE.:)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comissão de Transportes vai analisar justificativas do Executivo para o aumento da passagem




            Na Sessão Legislativa do dia 21.05, foi relatada a função de cada membro da Comissão de Transportes. O vereador Dede da Barra é o presidente; o vereador Dr. Antônio Francisco é o relator; e o vereador Da Ponte é membro. A primeira ação da Comissão será analisar os dados enviados pelo Executivo que justificam o aumento do preço da passagem de ônibus na cidade.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

5ª Conferência das Cidades aprova propostas para o desenvolvimento urbano de Teresópolis e elege delegados para representar a cidade nas Conferências Estadual e Nacional




Da esquerda para a direita Dr. Alvaro, diretor de Comunicação do Rotary Club Teresópolis Paquequer, Sergio Paiva, presidente  e Dr. Jarbas futuro presidente do RCTP. Vereador Antonio Francisco participou ativamente da Conferencia.








Realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de maio, a Etapa Municipal da 5ª Conferencia Nacional das Cidades. O desenvolvimento das ações foi a partir do tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, e teve como lema a “Implementação dos Planos Diretores, Fortalecimento do Desenvolvimento Urbano Regional”, seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério das Cidades. Como objetivo principal, o debate e a definição das políticas públicas de habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade e política urbana para os anos de 2014 e 2016.



Promovido pela Prefeitura, com coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e organização da Comissão Preparatória Municipal, o evento teve a participação de Secretários Municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, como entidades acadêmicas, sindicatos de classes e associações de moradores.


Durante o encontro, foram aprovadas dez propostas e escolhidos os delegados que vão representar a cidade e defender as propostas nas conferências estadual e nacional. Após a conferência, houve uma audiência pública para eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável (CMCDS).


No primeiro dia do evento, o tema central foi desenvolvido pelo arquiteto Ubiratan de Souza, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. “A conferencia municipal da cidade de Teresópolis faz parte de um movimento nacional de construção de um processo democrático de reforma urbana, ou seja, o próprio desenvolvimento municipal. O envolvimento da população, em todos os segmentos, e dos poderes públicos num fórum como este, é sem duvida, o momento mais importante de consolidação deste processo. Temos muitos a caminhar, pois o até o Ministério das Cidades, que é um instrumento extremamente importante, ainda hoje se encontra esvaziado de sua força político-administrativa e, lógico, isto se reflete nos municípios e estados brasileiros”, esclareceu Ubiratan.


Já no sábado, 18, foi realizada audiência pública para eleição da nova composição do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável para os próximos dois anos. O Secretário Municipal de Planejamento e presidente do Conselho, Luiz Fernando Souza Filho, falou da importância do evento. “Desse momento surgem novas ideias que vão direcionar o município, identificar suas dificuldades e apontar soluções a nível nacional. É importante que toda a sociedade participe desse período de decisões”, explicou.


Por determinação do Ministério das Cidades, a Conferência é parte de um processo que acontece em todo o país, para que os municípios envolvam a população e instituam diretrizes para definir as prioridades de cada cidade relativas ao desenvolvimento urbano.


A fase Estadual deve ocorrer de 1º de julho a 28 de setembro. Já a etapa nacional está marcada para novembro. Durante as duas primeiras fases, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material vai subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades. 


Propostas aprovadas

Dentre as 37 propostas apontadas na conferência, dez foram aprovadas em votação. Divididas em temáticas, são elas:


Participação

Proposta 1- Realização de trabalho junto às escolas municipais e estaduais fomentando a participação dos alunos e professores, bem como das comunidades locais.



Proposta 2 – Exigir dos gestores públicos a gestão participativa nos programas e planejamentos de obras e políticas locais, com a realização efetiva de audiências públicas previamente agendadas e com a devida e eficaz convocação da população para os debates.



Transporte e Mobilidade

Proposta 3 - Elaboração de um projeto de mobilidade urbana que contemple transporte alternativo do interior para a capital.



Proposta 4 - Integração das políticas públicas com planejamento integrado com as demais áreas de responsabilidade do município.



Habitação

Proposta 5 - Adesão do município ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, com planejamento urbano integrando as novas habitações de interesse social em todo o município, evitando com isso a criação de guetos e grandes concentrações de moradias em um mesmo local, sem adensamentos desordenados.



Proposta 6 - Criação de uma Lei de Regularização Fundiária de encontro a Lei Federal do Programa Minha Casa Minha Vida, que venha a fomentar a regularização fundiária de várias áreas públicas ou privadas, com a participação do Ministério Publico.



Saneamento
Proposta 7 – Iniciar, em curto prazo, a implantação de Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos nas comunidades onde existam mananciais, mediante projetos de pequeno porte (biosistemas e similares) aprovados no Conselho da Cidade.

Proposta 8 - Que todas as ações, projetos, programas e planos na área de Saneamento ambiental, desenvolvidos no município, tenham um percentual mínimo de investimento de 30% do montante para a zona rural.

Política Urbana

Proposta 9 - Criar Conselhos Gestores Municipais e intermunicipais, setoriais de lixo e de transporte público.

Proposta 10 - Criar centros de atendimento de emergências e urgências em áreas estratégicas, priorizando os 2° e 3° distritos.

Os delegados eleitos para a etapa estadual são: Movimentos Sociais (AVIT - Associação das Vitimas de Teresópolis –, AMA - Associação de Moradores - Quebra Frascos, Sebastiana e Vale da Revolta, Rotary, ACEDERT e COPETE - Conselho de Pastores de Teresópolis); Movimento dos trabalhadores (Sindicato Têxtil e STIPDAENIT); Movimento dos Empresários (Associação dos Agricultores Orgânicos e Artesões de Vargem Grande) e representando as organizações não-governamentais (ONGs) a ACERDAT.

Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável


O Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável é formado por 21 entidades, sendo nove representantes do Poder Público, seis de movimentos sociais, dois de entidades de trabalhadores, dois de entidades empresariais, um de ongs e um de entidades acadêmicas, profissionais e de pesquisa. O mandato dos conselheiros, representantes da sociedade civil organizada, será de dois anos, podendo haver até uma recondução.



Entre as atribuições do conselho estão: promover a participação popular no acompanhamento e monitoramento da implementação, revisão, atualização e avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável; analisar e propor medidas de integração de políticas setoriais constantes do Plano Diretor; acompanhar as questões de interesse para o desenvolvimento sustentável do município e, em especial, sobre questões urbanísticas e ambientais; e assessorar o Poder Executivo no estabelecimento de prioridades quanto à realização de projetos de interesse para o desenvolvimento sustentável de Teresópolis.



As entidades eleitas em audiência pública realizada no sábado, 18, são: Movimentos Sociais (Associação de Moradores da Várzea, de Sebastiana e de Quebra Frascos; Avit; Copete e AMAFE são os titulares e como suplentes estão a Associação de Moradores do Vale da Revolta, Rotary Paquequer, Acedert e Assembléia de Deus); Entidade dos trabalhadores (titulares são o Sindicato Têxtil e STIPDAENIT e como suplente a ANASERCOOP); Entidades Empresariais (titular Sinduscon- Sindicato da Construção Civil - e a Associação dos Agricultores e Artesões de Vargem Grande - Sindicato Rural); Entidades Profissionais (Unifeso titular e OAB suplente) e ONG’S (Titular – ACERDAT e suplente – INCEDEN).

sexta-feira, 10 de maio de 2013

NOVAS MOÇÕES


 CLICANDO NO MENU LATERAL "MOÇÕES APROVADAS" VOCÊ PODERÁ ACOMPANHAR AS NOVIDADES SUGERIDAS NO MÊS DE ABRIL.VERIFIQUE, INFORME-SE E SUGESTIONE.

Vereadores aprovam Lei que cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários






A Câmara Municipal de Teresópolis aprovou, na Sessão Legislativa do dia 02.05, a Lei do Executivo que cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários inscritos ou não em dívida ativa, abrangendo os débitos consolidados até 31 de dezembro de 2012.

PROJETO DE LEI Nº 036/2013

Art. 1º Esta Lei cria o Programa de Anistia de Créditos Tributários, inscritos ou não em dívida ativa, abrangendo os débitos consolidados até 31 de dezembro de 2012.

Art. 2º Os Créditos Tributários em débito perante a Fazenda Pública Municipal poderão ser pagos à vista ou parceladamente, atendendo as seguintes condições:

I - com anistia de 100% (cem por cento) de multa e juros de mora se o pagamento for efetivado à vista;
II - com anistia de 70% (setenta por cento) de multa e juros de mora se o pagamento for efetivado de forma parcelada.

Parágrafo único. O pagamento de forma parcelada será admitido em até 3 (três) parcelas mensais.

Art. 3º Para usufruir do benefício fiscal o contribuinte deverá protocolizar o requerimento na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Teresópolis perante a Secretaria Municipal de Fazenda, durante o período de vigência desta Lei.

Art. 4º A anistia instituída por esta Lei abrange exclusivamente as infrações pretéritas, não se aplicando:

I - aos atos qualificados em lei como crimes, contravenções ou enviados à inscrição pelos Tribunais de Contas e aos que, mesmo sem essa qualificação, sejam praticadas com dolo, fraude ou simulação pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefício daquele;

II – às infrações resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas.

Parágrafo único. A Anistia dos Créditos Tributários instituída por esta Lei também não abrangerá a correção monetária incidente sobre o valor dos débitos.

Art. 5º Esta Lei se encontra em conformidade com o art.14 da Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Art. 6º Entra a presente Lei em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vereadores recebem servidores que reivindicam Plano de Cargos e Salários.




A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Teresópolis realizou na noite de quinta-feira, (02/05), uma passeata pacífica que percorreu as principais ruas de Teresópolis tendo o seu termino no pátio da prefeitura. Cerca de cento e cinquenta funcionários ativos, inativos e aposentados participaram do movimento que teve seu ponto alto, com a entrega de um documento  a mesa diretora da Câmara formada pelos vereadores, Mauricio Lopes, presidente, Antonio Francisco, primeiro secretário e Sergio Pimentel segundo secretário. Após a entrega e solicitação para que o legislativo aprovasse a mensagem do prefeito, quando a mesma chegasse à Câmara foi assinada pelos 12 edis, que depois desceram e discursaram, garantindo aos servidores que caso o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, seja enviado, pelo poder executivo será aprovado.
A manifestação terminou com sorteios de 100 brindes para os servidores, como TV LCD, aparelho de som, entre outros. O prazo dado pelo SINDPMT é de 45 dias para envio a Câmara do PCCS. 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Marcelo Matos visita Teresópolis e busca ajuda para vítimas das enchentes


Deputado federal vai auxiliar formação de frente parlamentar para cobrar ações de recuperação das áreas atingidas



Desde o ano de 2011, a população de Teresópolis sofre com os resquícios da tragédia causada pelas chuvas que deixou diversas famílias desabrigadas. Bairros do município foram devastados e ainda estão em fase de recuperação. O deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ), sensibilizado pela causa da população, se dispôs a ajudá-los, criando uma frente parlamentar que vai cobrar providências do Governo Federal para a reconstrução de bairros como Granja Florestal, Caleme e Espanhol.

       

A reunião aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou também com a presença de vereadores locais, além do presidente da Câmara, Maurício Lopes. A ideia é mostrar aos Ministérios das Cidades, Integração, Turismo e Educação a realidade das áreas afetadas pela tragédia em 2011 e buscar ações concretas para recuperar Teresópolis. O levantamento dessas áreas será iniciado este mês.


Para Marcelo Matos, é importante ver o esforço do legislativo local e, inspirado pela vontade dos vereadores em ajudar o município, se colocou à disposição para ajudá-los nessa missão. "Vamos buscar recursos que tornem novamente Teresópolis uma cidade atraente não só ao turismo, como ao desenvolvimento comercial. Com o esforço de todos, tenho certeza que o Governo Federal vai ajudar a reconstruir uma das cidades mais bonitas do Rio de Janeiro", animou-se o deputado.

Teresópolis Jornal recebe voto de congratulação



Teresópolis Jornal recebe voto de congratulação




Na última terça feira (30 de Abril) a Câmara Municipal de Teresópolis conferiu voto de congratulação ao Teresópolis Jornal que comemora 90 anos de informação e utilidade pública no município.


O repórter Wilson Mendes recebe a homenagem das mãos do vereador Antonio Francisco

 


Câmara Municipal de Teresópolis confere votos de congratulação

Na noite da última terça-feira,30 de Abril, a Câmara Municipal de Teresópolis conferiu diversos votos de congratulação. Parabéns à todos os homenageados !


 








Créditos fotográficos: ACM