quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Câmara se mobiliza para incluir Teresópolis na campanha mundial de conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal





O vereador Dr. Antônio Francisco entregou na manhã desta quinta-feira, 25.09, o Voto de Congratulações ao médico José Mauro Braz Lima, doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista, no Brasil e no exterior, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
A data marcou, também, o início para a mobilização da Câmara Municipal em criar um Projeto de Lei incluindo Teresópolis na campanha mundial de conscientização sobre a síndrome no dia nove de setembro. Segundo o médico, todo o ano, desde 2000, a Organização Mundial de Saúde e outras entidades no mundo organizam o movimento nesta data. No Rio de Janeiro, há o dia municipal e o estadual ficou estabelecido o dia 15 de setembro.
Eu espero o apoio da Câmara, com certeza sensibilizada com as condições de impacto deletério, não só do álcool, mas das drogas, sobre a criança. O consumo de álcool durante a gravidez precisa ser minimizado. Aqui em Teresópolis, como em qualquer canto do país, há quatro crianças nascendo a cada hora com Síndrome Alcoólica Fetal”, alertou o médico.
Ele explicou que as crianças com SAF não se desenvolvem, têm dificuldades na aprendizagem e até distúrbio de comportamento, entre outros aspectos relevantes. O médico mostrou o cartaz da campanha deste ano e destacou a importância de Teresópolis participar desta conscientização sem muito custo.
Para José Mauro Lima, é necessário o apoio das entidades médicas e do poder público para conscientizar não somente as mulheres em período de gravidez, mas a família e toda a sociedade de que o álcool coloca em risco seriamente a vida do bebê.
“Não há dose mínima segura de consumo. Não deve tomar bebida nenhuma. Sempre ocorre um risco de sério comprometimento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário