terça-feira, 3 de março de 2015

Câmara Municipal de Teresópolis instaura CPI para apurar denúncias de enriquecimento ilícito do prefeito Arlei Rosa





Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 03.03, os vereadores da Câmara Municipal de Teresópolis aprovaram, por unanimidade, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para “apurar de forma minuciosa a evolução patrimonial” do prefeito Arlei de Oliveira Rosa.

O autor do pedido foi o vereador Serginho Pimentel (PRP) e o documento foi assinado, também, pelos vereadores Dr. Carlão (PMDB), Fabinho Filé (PMDB), DaPonte (PSDB), Dr. Antônio Francisco (PP), Anginho (PSD), Dedê da Barra (PTN) e Luciano Ferreira (PSL).

O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), em respeito à proporcionalidade partidária, formou a CPI com os vereadores Fabinho Filé (PMDB), Luciano Ferreira (PSL) e Serginho Pimentel (PRP).

O vereador Dr. Carlão (PMDB), líder do Governo na Câmara, avaliou positivamente as ações do Executivo na cidade, relatou compra de duas ambulâncias e atuação de 100 pessoas na Secretaria de Serviço Público. No entanto, votou a favor da CPI “para apurar pessoalmente o prefeito”, afirmou.

O vereador Cláudio Mello (PT) entendeu que há “graves irregularidades administrativas” e também defendeu a instauração de uma Comissão Processante.

Mesma opinião teve o vereador Dr. Antônio Francisco (PP) ao relatar que há indícios que o prefeito perdeu o controle administrativo.

Ao defender a instauração da CPI, o autor do pedido, vereador Serginho Pimentel (PRP) disse haver perdido 15 dias de apuração. O presidente da Casa, Maurício Lopes (PSL), explicou que não houve manipulação para adiar votação da CPI. “Num primeiro momento, o vereador Cláudio Mello (PT) pediu vistas e, na última Sessão Ordinária (26.02), não houve tempo regimental para ocorrer a votação.” O vereador Cláudio Mello (PT) defendeu o pedido de vistas para avaliar o pedido, e não para atrasar votação. “Acrescentei observações importantes (ao pedido)”, avaliou.

Aprovação do Pedido de Informações sobre uso e pagamento de máquinas

Na mesma Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Pedido de Informações feito ao Executivo pelo vereador José Carlos da Estufa (PSDC). O vereador pretende apurar se a prefeitura possui caminhões e máquinas de terraplanagem alugadas, o valor mensal com a locação, os gastos com combustíveis e com operacionalização dos equipamentos e máquinas, as secretarias que as utilizam e os valores gastos com estes equipamentos no período de janeiro de 2013 a setembro de 2014.

O vereador Cláudio Mello (PT) parabenizou o vereador José Carlos da Estufa (PSDC) pelo pedido. O vereador Dr. Carlão (PMDB) também achou oportuno pedir estas informações e o vereador Dr. Habib (PMN) afirmou ser uma chance para o governo responder claramente. O vereador Dr. Antônio Francisco (PP) sugeriu o uso das informações, após apuração, para recomendar o direcionamento dos gastos para reorganizar a cidade. O vereador Fabinho Filé (PMDB) reclamou que o Pedido de Informações sobre os postos de saúde em Andradas, feito por ele em 2014, ainda não foi respondido. No que o vereador Dr. Antônio Francisco (PP) acredita ser motivo para improbidade do prefeito, pois “impede o funcionamento da Câmara Municipal de Teresópolis.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário